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Projetos

PROJETOS 2015

  • MELHORAR A COMUNICAÇÃO INTERNA

Responsável(eis): Direção, equipe de coordenação, professores e funcionários

Descrição: A comunicação é um dos principais pontos que merecem atenção em uma equipe. Quando as informações não são conduzidas adequadamente o andamento do trabalho é prejudicado. Sendo assim, o objetivo desse projeto é melhorar os planos de comunicação interna da unidade escolar, por meio do diagnóstico dos meios de comunicação existentes, propondo ações que irão cooperar para a melhora do processo de comunicação interdepartamental e interpessoal.

Metas associadas: Melhorar a Comunicação Interna.

  • APERFEIÇOAMENTO DAS FERRAMENTAS DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Responsável(eis): Amanda Aparecida Chagas

Descrição: A recuperação contínua deve ser realizada no decorrer das aulas através de orientações de ensino e atividades diversas adaptadas à dificuldade de cada aluno. Apesar de parecer precoce preocupar-se com a recuperação contínua da aprendizagem, convém destacar que é esse justamente o momento pedagógico para demonstrar o sistema preventivo do processo ensino-aprendizagem.
A recuperação da aprendizagem constitui mecanismos colocados à disposição de professores e alunos para garantir a superação de dificuldades específicas encontradas pelos discentes durante o percurso escolar. E, para que tudo isso ocorra satisfatoriamente, deve existir uma diversidade de ferramentas para possibilitar ao aluno novas oportunidades de adquirir o conhecimento.
Por isso a recuperação contínua deve estar inserida no trabalho pedagógico realizado no dia a dia da sala de aula decorrente da avaliação diagnóstica e desempenho do aluno, constituindo-se por intervenções imediatas, dirigidas às dificuldades específicas, assim que forem constatadas pela equipe escolar: docentes, coordenação de curso, orientação educacional e coordenação pedagógica como um mecanismo que garanta o desenvolvimento pleno das habilidades e competências previstas pela Unidade Escolar sendo fundamental para que esse processo ocorra de forma íntegra e satisfatória.

Metas associadas: Aperfeiçoamento das ferramentas de Recuperação Contínua no processo ensino aprendizagem.

  • SEMANA DA CORRESPONDÊNCIA NO ENSINO MÉDIO E ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO

Responsável(eis): Agda Aparecida Milaré dos Santos e Hoender Luvizotto

Descrição: O projeto foi implantado pela Profª Amanda Aparecida Chagas, em anos anteriores, em virtude da defasagem linguística dos alunos em decorrência das escritas desenvolvidas nas redes sociais. O objetivo do projeto é fomentar o hábito da leitura, divulgar o acervo da biblioteca e otimizar seu uso, através de ações que envolvam toda a comunidade escolar, promovendo a interação dos discentes através de novas relações interpessoais e aumentar o número de usuários do espaço destinado aos estudos.

Metas associadas: Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

  • PAE – PROJETO ACOLHIMENTO EMOCIONAL

Responsável(eis): Ricardo Dias de Camargo

Descrição: A formação educacional dos seus discentes é o principal foco das unidades de ensino. Mas, atualmente as escolas vêm acolhendo uma grande diversidade de realidades que muitas vezes trazem conflitos que vão além dos afazeres escolares. E nesse contexto é importante a intervenção da atuação do psicólogo dentro da escola mantendo uma visão preventiva, contemplando esse acolhimento aos alunos, pais e professores quando necessária.
Sendo assim, o projeto PAE (Projeto Acolhimento Emocional) vem ao encontro desse contexto propondo buscar reflexões acerca da identidade dos interessados em participar, procurando, assim, auxiliar na busca de soluções nos possíveis problemas comportamentais e/ou dificuldade de aprendizagem.
O PAE será desenvolvido com reuniões mensais e contará com o apoio de profissionais psicólogos que proporcionarão encontros individuais entre os interessados para dialogar e orientar.

Metas associadas: Ampliar em 10% as parcerias com empresas privadas, públicas e prestadores de serviços para desenvolvimento de projetos sociais.

  • ESCRITÓRIO MODELO DE CONTABILIDADE

Responsável(eis): Valdemir Pezzo

Descrição: Pretende-se com o desenvolvimento deste projeto, criar um escritório modelo para o curso Técnico em Contabilidade, de forma a proporcionar aos alunos vivências inerentes ao profissional através da contextualização das práticas do mercado de trabalho, estendendo seu atendimento a comunidade interna e externa, através de serviços contábeis, como elaboração de declaração de imposto de renda, orientações quanto a serviços contábeis, entre outros. Assim, o Curso Técnico em Contabilidade da ETEC de Ribeirão Pires cumpre o seu papel que é o de formar profissionais capacitados para compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, nos diferentes modelos de organização, buscando, não somente fornecer ao profissional sólida base teórica, mas também a junção entre a teoria e prática, além da oportunidade de refletir os aspectos éticos e a responsabilidade social.

Metas associadas: Ampliar em 10% as parcerias com empresas privadas, públicas e prestadores de serviços para desenvolvimento de projetos sociais; Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

  • CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA E ÁGUA

Responsável(eis): Hoender Luvizotto

Descrição: O projeto tem por objetivo conscientizar e mobilizar a comunidade interna, quanto a importância da diminuição do consumo de água e energia elétrica no ambiente escolar, como ação que contribuirá para a preservação do meio ambiente, visto a crise nacional em decorrência da escassez dos recursos hídricos no território brasileiro. O projeto terá a participação de alunos, funcionários e docentes da Etec de Ribeirão Pires.

Metas associadas: Redução de 5 % no consumo de energia elétrica e água e implantar ações com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente.

  • ENVOLVER OS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO NO PROJETO BRIGADA DE ESPONJAS DUPLA FACE, SUBSIDIADO PELA TERRACYCLE

Responsável(eis): Agda Aparecida Milare

Descrição: Esse projeto visa o protagonismo do discente em questões ambientais. Os alunos da primeira série do curso se envolverão no projeto mobilizando a escola. Farão a coleta das esponjas entre toda a comunidade escolar, envolvendo inclusive suas famílias. O Terracycle reverte a remessa de esponjas em valores, que serão direcionados a alguma instituição de pessoas carentes da cidade de Ribeirão Pires. A divulgação deste projeto será feita também no site da escola e nas redes sociais, visando a contribuição de ex-alunos e suas respectivas famílias.

Metas associadas: Redução de 5 % no consumo de energia elétrica e água e implantar ações com o objetivo de contribuir para a preservação do meio ambiente; Ampliar em 10% as parcerias com empresas privadas, públicas e prestadores de serviços para desenvolvimento de projetos sociais; Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

  • GESTÃO DE PARCERIA MICROSOFT / CENTRO PAULA SOUZA

Responsável(eis): Paulo Vinicius Neto de Candido

Descrição: Este projeto está diretamente vinculado ao Projeto de Gestão de Parceria Microsoft/Centro Paula Souza, sob a responsabilidade do Profº Me Luiz Henrique Biazotto. O projeto proporciona a disponibilização gratuita dos produtos desenvolvidos pela Microsoft nos laboratórios da unidade escolar e nos equipamentos particulares, para a criação de documentos, armazenamento e compartilhamento diretamente na WEB.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas.

  • CRIAÇÃO DE UM SITE PARA CADASTRO DE CURRÍCULOS DOS ALUNOS DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Cíntia Maria de Araújo Pinho e Alunos do Terceiro Ano do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio

Descrição: Alunos irão criar um site com objetivo de interligar ao portal da ETEC de Ribeirão Pires. Neste site os alunos irão cadastrar seus currículos facilitando a busca das empresas que se interessarem em contratar os alunos com o perfil desta instituição. O principal intuito é divulgar este portal nas empresas da região para que as mesmas se tornem parceiras de nossa Unidade e passem a contratar os profissionais diretamente deste site, selecionando os alunos de acordo com a área e o curso que desejam.

Metas associadas: Implantar procedimento sistematizado para dinamizar a busca de parcerias/informações sobre estágios e concursos públicos vigentes e pertinentes aos cursos oferecidos pela ETEC de Ribeirão Pires.

  • IMPLANTAÇÃO DA CIPA

Responsável(eis): Célia do Carmo Leandro Levada e Rafael Peres de Oliveira

Descrição: O projeto consiste em verificar o número de funcionários que constam na folha de pagamento, solicitar instruções Junto ao Núcleo de Promoção e Saúde Ocupacional – NPSO do CEETEPS para atender ao contido na Norma Regulamentadora 5 – NR5, de forma a cumprir as legislações trabalhistas.

Metas associadas: Implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA na Escola.

  • MERENDA ESCOLAR

Responsável(eis): Célia do Carmo Leandro Levada, Michel de Souza Almeida, Rafael Peres de Oliveira

Descrição: Atualmente a unidade escolar oferece aos seus alunos a merenda seca. Portanto este projeto consiste no levantamento dos equipamentos e utensílios necessários para a cocção de alimentos com o objetivo de fornecer refeição aos alunos da Educação Básica, conforme prevista na lei 11.947/2009 – Programa Nacional de Alimentação Escolar. Após diagnóstico dos equipamentos e utensílios necessários, será encaminhado ao Departamento de Alimentação Escolar e posteriormente a Unidade de Gestão Administrativa e Financeira – UGAF, do CEETEPS, a relação necessária para aquisição dos itens solicitados.

Metas associadas: Equipar a cozinha para fornecimento de Merenda Escolar variada.

  • CONTROLE E GERENCIAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Responsável(eis): Suely de Sousa Santos

Descrição: O projeto foi iniciado no ano letivo de 2014, sendo implantado mapeamento do uso dos laboratórios nas aulas práticas e a disponibilização para uso de docentes em suas práticas pedagógicas, programação de manutenções, identificação de equipamentos obsoletos e elaboração de regras para o bom uso e conservação do patrimônio escolar. Portanto é necessário o acompanhamento dos procedimentos implantados, e a verificação constante das ações na busca constante pela melhoria.

Metas associadas: Implantação do sistema 5S; Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas; Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para substituição dos inservíveis.

  • ORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA E MICROBIOLOGIA

Responsável(eis): Paulo César de Souza Candido

Descrição: O projeto foi iniciado no ano letivo de 2014 e tem como objetivo organizar e manter organizado os laboratórios para o uso nas aulas práticas dos cursos que possuem a necessidade de sua utilização, manter atualizado o inventário, verificar a aquisição de materiais, produtos e equipamentos necessário, bem como a identificação de eventuais descartes.

Metas associadas: Implantação do sistema 5S; Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para substituição dos inservíveis.

  • DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE QUÍMICA

Responsável(eis): Carlos Eduardo de Andrade Barreiro

Descrição: O projeto tem como objetivo promover a participação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no curso técnico em química, através da busca de parcerias e eventos que divulguem os trabalhos realizados, como forma de associar as vivências acadêmicas as práticas. Incentivando o aluno no desenvolvimento contínuo dos trabalhos iniciados na formação acadêmica de nível técnico, promovendo a valorização dos alunos.

Metas associadas: Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

  • AMPLIAR DEMANDA DE VESTIBULINHO

Responsável(eis): Valquíria Benedito Bassalobre, Valdemir Pezzo, Katia Regina Martins e Mirna Camara Perillo

Descrição: Pretende-se com o desenvolvimento deste projeto, divulgar os cursos Técnicos da unidade escolar, que apresentam baixa demanda, através de palestras, visitas técnicas entre outros, na região. Desta forma espera-se um aumento de cerca de 10% na demanda do processo do Vestibulinho.

Metas associadas: Ampliar em 10 % a demanda do Vestibulinho na Unidade Escolar.

  • ATUALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DA UNIDADE DE ENSINO

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo Leandro Levada, Michel de Souza Almeida

Descrição: Elaborar um levantamento junto a todos os cursos quanto à necessidade de equipamentos e mobiliários para os cursos atuais e futuros, que serão implantados com a conclusão do novo prédio, bem como para os ambientes de convivência e administrativos. Os itens que não conseguirmos adquirir mediante solicitação junto ao Centro Paula Souza, pretendemos viabilizar mediante a busca e parcerias e ou, por meio da APM da Etec de Ribeirão Pires.

Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados.

 

PROJETOS 2014

  • PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: Contribuir por meio de ações, por parte da Direção e toda a Equipe escolar, com que a ampliação da unidade escolar (reforma e obras de construção) sejam viabilizadas e que ocorram de maneira a não prejudicar o andamento das atividades planejadas durante o semestre letivo.
Uma das necessidades apontadas pela equipe escolar, alunos e pais, em pesquisas internas, SAI-Etec, Observatório escolar, é a ampliação dos espaços físicos, principalmente dos laboratórios para as aulas práticas e espaços de convivência, biblioteca, quadra poliesportiva e cozinha industrial.
Além dos espaços educativos, a ampliação das áreas administrativas também tornam-se necessárias, visto a contratação de novos funcionários administrativos e também mediante o crescimento da unidade escolar.
O projeto visa o desenvolvimento de relatórios e projetos de ampliação e reforma que serão encaminhados para a Superintendência do Centro Paula Souza para avaliação e aprovação.
Além dos projetos, a partir da aprovação do Gabinete, pretendemos acompanhar as obras de reforma e ampliação visando reduzir o impacto gerado durante o seu decorrer nas atividades escolares e contribuir para favorecer com que ocorra de acordo com o cronograma previsto.
O trabalho em parceria entre os docentes é fundamental para que o projeto tenha êxito.

Metas associadas: Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construída, mais 600m2 de quadra coberta, conforme projeto realizado pela Etec e encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS; Projetar e construir uma cozinha para preparar Merenda Escolar.

  • AMPLIANDO A ESCOLA PARA A COMUNIDADE (NOVOS CURSOS)

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: O presente projeto teve início em 2010, com o desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e diversos relatórios encaminhados para o Centro Paula Souza, onde solicitamos a ampliação e reforma do edifício escolar. O projeto contempla a construção de um novo prédio com cerca de 1800m2 de área construtiva, visando atender as necessidades atuais e futuras da comunidade escolar, visto que, hoje, nosso espaço físico encontra-se defasado com relação ao que realmente precisamos.
Mediante a ampliação do edifício, será possível ampliar a oferta de vagas dos cursos técnicos e ensino médio para a comunidade, visto ser esta uma solicitação constante da sociedade que estamos inseridos.
O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela Direção Arquiteta Maria Cristina Medeiros e teve o apoio de toda a equipe escolar, apontando as necessidades para a nova construção.
Para diagnosticar os anseios da comunidade com relação aos novos cursos que poderão ser ampliados, quando o novo prédio estiver concluído, a direção desta unidade de ensino pretende realizar uma pesquisa junto aos alunos da Etec, alunos de escolas públicas estaduais, empresas do ramo e outras instituições que norteie e justifique o pedido destes cursos.
Metas associadas: Ampliação de 160 vagas no Vestibulinho por meio da ampliação de quatro novas turmas; Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construída conforme projeto encaminhado a Unidade de Infraestrutura do CPS.

 

  • ORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO

Responsável(eis): Paulo César de Souza Candido

Descrição: O presente projeto tem objetivo de organizar os laboratórios novos e reorganizar os laboratórios existentes que são utilizados nas aulas práticas do curso Técnico em Química. As ações previstas compreendem a disponibilização de materiais e equipamentos, realização de inventário semestral de vidrarias, reagentes e demais materiais necessários ao bom desenvolvimento das aulas práticas, solicitação de manutenção, aquisição e descarte de equipamentos, auxiliar alunos e docentes quanto ao tratamento e descarte de resíduos gerados após as aulas, manter o laboratório organizado.

Metas associadas: Implantação do sistema 5S; Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para substituição dos inservíveis.

  • COMO INTENSIFICAR OS REGISTROS DOCENTES NO QUE TANGE A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Responsável(eis): Rosalina Júlio

Descrição: A recuperação de um modo geral é processual, inicialmente faz-se um diagnóstico da realidade da aprendizagem para posteriormente seguir os passos da realização de formas de atender aos discentes que se encontram em um processo cognitivo mais lento, não podem ser deixados de lado os que avançarem, igualmente, não podem ser esquecidos os que levam um tempo maior para aprender, o projeto auxiliará o docente no processo de acompanhamento de desenvolvimento e ou avanços na aprendizagem dos conteúdos, de forma a nortear o trabalho docente em desenvolver novas atividades com grau de dificuldades maiores ou iguais, mas de formas diversificadas para percepção do entendimento do discente. Não serão levados em consideração planilhas de notas bimestrais e ou fechamentos parciais, mas sim, registros das formas de avaliações escolhidas pelo docente em relação aos conteúdos ministrados no ano letivo corrente.

Metas associadas: Aperfeiçoar os Registros de Recuperação Contínua nos componentes curriculares do Ensino Médio que apresentarem alto índice de Progressão Parcial e Retenção.

  • ELABORAR UM BOLETIM INFORMATIVO RELACIONADOS AS ATIVIDADES CONTÁBEIS DIRECIONADAS AO CIDADÃO (PESSOA FÍSICA).

Responsável(eis): Valdemir Pezzo

Descrição: Os alunos dos 3ºs módulos do curso Técnico em Contabilidade, em conjunto com o coordenador do curso, promoverão um plantão de atendimento à Comunidade Escolar, para auxiliar no que tange ao Preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Metas associadas: Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

  • SISTEMA DE CONTROLE DE PATRIMÔNIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Michel S. Almeira; Rafael Peres; Rafael Farias Cabral

Descrição: Aprimorar o Sistema de Controle Informatizado para a intranet da escola com o propósito de cadastrar todo o patrimônio da unidade de ensino, com foto e todos os dados inerentes. Este trabalho já foi iniciado no ano passado, foram realizados os levantamentos e fotos, portanto pretende-se aprimorar o sistema de controle já implantado.

Metas associadas: Aperfeiçoar o sistema de Controle Informatizado do Patrimônio e do Centro de Custos da Etec de Ribeirão Pires.

  • BIBLIOTECA ATIVA

Responsável(eis): Amanda Aparecida Chagas, Agda Milare

Descrição: O projeto visa fomentar o hábito da leitura e otimizar o uso da biblioteca, através de ações de incentivo à leitura, envolvendo todos os alunos da escola.

Metas associadas: Otimizar o atendimento da biblioteca.

  • CONTROLE E GERENCIAMENTO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Responsável(eis): Suely de Sousa

Descrição: O projeto visa criar procedimentos sistematizados, como mapeamento e regras de convívio, de forma a otimizar o uso para toda a comunidade escolar, planejar e realizar manutenções, monitorar atividades, propor descarte de equipamentos em desuso bem como solicitar a compra de equipamentos para reposição.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas; Implantação do sistema 5S; Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para substituição dos inservíveis.

  • IMPLANTAÇÃO DA CIPA DIDÁTICA NA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Rosalina Júlio

Descrição: O projeto tem por objetivo principal, promover ações que contribuirão para a implantação da CIPA Didática através do gerenciamento pedagógico das práticas propostas pelo docente eleito entre os pares, com o propósito de conscientizar a comunidade escolar quanto a prevenção e de como proceder diante de possíveis acidentes, durante o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem.
O presente projeto não tem a pretensão de que alunos e professores envolvidos atuem como cipeiros, visto que tal função é normatizada pela NR 5 para funcionários contratados sob a égide da Consolidação das Leis do Trabalho-CLT.

Metas associadas: Implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA na Escola.

 

  • PROJETO GESTÃO DE PARCERIA MICROSOFT/CENTRO PAULA SOUZA

Responsável(eis): Paulo Vinícius Cândido

Descrição: Este projeto está diretamente vinculado ao Projeto Gestão de Parceria Microsoft/Centro Paula Souza, que tem como responsável o Prof. Me Luiz Henrique Biazotto. A parceria Centro Paula Sousa / Microsoft através do MSDNAA (Microsoft Developers Network Academic Alliance) proporciona aos estudantes, professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do Centro Paula Souza download gratuito dos produtos de desenvolvimento Microsoft e a instalação dos programas nos laboratórios de informática institucionais e nos equipamentos pessoais, com chaves de instalações originais, e também disponibiliza o Live@edu que oferece não só contas de emails gratuitas como acesso ao Office Web Apps onde é possível criar e editar documentos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote de qualquer computador conectado à internet e o serviço SkyDrive que permite a edição, armazenamento e compartilhamento de documentos diretamente na web. O projeto visa a operacionalização das atividades a serem desenvolvidas na unidade de ensino, bem como promover relacionamento entre a unidade de ensino, equipe operacional e a Microsoft provendo apoio ao projeto MSDNAA, organizando e oficializando as informações entre a unidade de ensino e as equipes regional e operacional, gerenciar a distribuição dos softwares cedidos através da parceria, garantir a transparência das informações sobre o projeto e a distribuição de seus benefícios à unidade de ensino.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas.

  • EVASÃO ESCOLAR

Responsável(eis): Keli Crisitina Ceola Rodrigues

Descrição: Pretende-se com este projeto, realizar através do Orientador Educacional, o levantamento dos índices de frequência dos alunos por componente curricular, assim como, informações sobre os motivos que originam os trancamentos, afastamentos médicos, as desistências os auxílios domiciliares, subsidiando as ações junto às coordenações de curso e pedagógica, visando reduzir a evasão escolar. Os resultados serão inseridos no boletim informativo, elaborado pela secretaria acadêmica, e discutidos em reuniões com docentes.

Metas associadas: Boletim Informativo focando o controle de frequência dos alunos, visando melhorar o processo de ensino aprendizagem; Reduzir a evasão escolar.

  • SISTEMA DE CENTRO DE CUSTO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Rafael Peres; Michel S. Almeida

Descrição: O sistema de Centro de Custo foi desenvolvido e implantado no ano letivo de 2013. Portanto o que se pretende com este projeto é aprimorar os procedimentos implantados.

Metas associadas: Aperfeiçoar o sistema de Controle Informatizado do Patrimônio e do Centro de Custos da Etec de Ribeirão Pires.

  • 5S NA ESCOLA

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida Meire Cardoso de Araujo, Rafael Peres, Pamella Aparecida Ferreira da Silva, Rosalina Julio, Keli Cristina Ceola Rodrigues, Paulo César de Souza Candido, Suely de Sousa

Descrição: Pretende-se com este projeto, implantar o sistema 5S de modo a transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, propondo ações que irão contribuir no melhor aproveitamento do tempo, dos recursos físicos e financeiros, no descarte de materiais e equipamentos em desuso, promovendo a busca continua da melhoria da qualidade no ambiente escolar.

Metas associadas: Implantação do sistema 5S.

 

  • MELHORANDO A COMUNICAÇÃO INTERNA

Responsável(eis): Pamella Aparecida Ferreira da Silva

Descrição: Pretende-se com este projeto, melhorar os níveis da comunicação interna da unidade escolar, através do diagnóstico dos meios de comunicações existentes, propondo ações que irão contribuir para a melhoria do processo de comunicação interdepartamental e interpessoal.

Metas associadas: Melhorar a Comunicação Interna.

  • CRIAÇÃO DE SITES PARA ESCOLAS ESTADUAIS COM VOLUNTARIADO DO CORPO DISCENTE

Responsável(eis): Cintia Maria de Araújo Pinho

Descrição: O projeto será desenvolvido com a participação dos professores de informática e se baseia na construção de sites para escolas públicas que não possui a oportunidade de usufruir das ferramentas da informática, isto é, o site próprio, essa ação irá estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual da comunidade para saber mais sobre sua escola, optar, visualizar atividades, reuniões, projetos, conselhos, reuniões de APM, dicas etc. A monitoria voluntária dos alunos irá permitir que os mesmos apliquem na prática as competências, habilidades e conteúdo absorvido na sua área de conhecimento. Outros benefícios oferecidos neste projeto que auxiliam a diminuição da evasão é o exercício da cidadania, reconhecimento social, aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto serão utilizados os recursos disponíveis na unidade de ensino e acompanhamento e instruções do professor para o desenvolvimento do site. Para os alunos (monitores) que estiverem participando do projeto, será disponibilizado um certificado de capacitação e treinamento o que irá auxiliar no enriquecimento de seu currículo.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas.

  • SEMANA DA CORRESPONDÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Responsável(eis): Amanda Ap.ª Chagas

Descrição: A ideia do projeto iniciou-se a partir de analisar a realidade linguística dos alunos. Vemos que existe uma defasagem muito grande, por conta do uso abusivo das novas tecnologias e consequentemente das redes sociais que pede ao aluno uma escrita rápida sem necessidade de preocupação gramatical, lexical e estética, uma vez que o computador faz tudo isso sem o autor do texto precisar pensar e agir.
Com o propósito de tornar o estudo desses conteúdos mais significativo para os alunos, isso é não só em forma de produção textual para o professor de Língua Portuguesa, mas como uma prática efetiva que proporcionasse aos estudantes situações reais de comunicação, em que pudessem escrever a um interlocutor real, em um processo contínuo do exercício da escrita. Por isso a criação da Semana da Correspondência, um período em que os alunos poderão vivenciar a prática da escrita.
No que diz respeito aos procedimentos o aluno poderá analisar seu interlocutor (destinatário), variedade linguística adequada e a estética do texto.
Quanto aos conteúdos atitudinais, a escolha da temática “Conhecendo a si e ao outro“ propicia momentos de reflexão pessoal, desprendimento e pré-disposição para estabelecer novas relações interpessoais entre discentes, docentes e funcionários.

Metas associadas: Estimular a participação de alunos e professores em eventos internos e externos.

 

PROJETOS 2013

  • ORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO

Responsável(eis):Marta Aparecida Sant’anna

Descrição: Com a construção, reforma e instalação de novos laboratórios, serão necessários sistemas ágeis de controles de estoques integrando as demais salas de preparo da ETEC de Ribeirão Pires a realidade das aulas práticas existentes no curso, pois, a escola encontra-se em expansão e todos os reagentes, vidrarias e equipamentos necessitam ser novamente catalogados e reorganizados em quatro laboratórios atualmente em fase de término, serão necessário ainda, controle de equipamentos, reagentes e produtos utilizados, para o uso correto e seguro, nas dependências dos laboratórios. Fazer com que a aquisição tanto de reagentes, quanto de equipamentos venham de encontro as reais necessidades da escola e dos cursos, embora acarrete um trabalho burocrático maior, subsidiará o armazenamento mais seguro e evitará compras desnecessárias. O presente projeto auxiliará tanto alunos quanto estagiária e docentes, a manter um laboratório organizado através de normas pré-estabelecidas de segurança e uso de EPIs no interior do laboratório, para que o ambiente de aprendizagem prática não se torne insalubre e passível de acidentes. O professor realizará monitoramento junto aos alunos, para que os resíduos gerados em aulas práticas sejam tratados devidamente e ao final de cada aula, sejam descartados corretamente, lembrando que as aulas de Boas Práticas de Laboratório não são para este fim, e sim outros, como descritos em planos de trabalhos docentes, não caracterizando trabalho já existente em processo no decorrer das aulas.
Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados.

 

  • COMO INTENSIFICAR OS REGISTROS DOCENTES NO QUE TANGE A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Responsável(eis): Amanda Aparecida Chagas, Rosalina Júlio

Descrição: A recuperação de um modo geral é processual, inicialmente faz-se um diagnóstico da realidade da aprendizagem para posteriormente seguir os passos da realização de formas de atender aos discentes que se encontram em um processo cognitivo mais lento, não podem ser deixados de lado os que avançarem , igualmente, não podem ser esquecidos os que levam um tempo maior para aprender, o projeto auxiliará o docente no processo de acompanhamento de desenvolvimento e ou avanços na aprendizagem dos conteúdos, de forma a nortear o trabalho docente em desenvolver novas atividades com grau de dificuldades maiores ou iguais, mas de formas diversificadas para percepção do entendimento do discente. Não serão levados em consideração planilhas de notas bimestrais e ou fechamentos parciais, mas sim, registros das formas de avaliações escolhidas pelo docente em relação aos conteúdos ministrados no ano letivo corrente.
Metas associadas: Aperfeiçoar os Registros de Recuperação Contínua nos componentes curriculares do Ensino Médio que apresentarem alto índice de Progressão Parcial e Retenção

 

  • ELABORAR UM BOLETIM INFORMATIVO RELACIONADOS AS ATIVIDADES CONTÁBEIS DIRECIONADAS AO CIDADÃO (PESSOA FÍSICA).

Responsável(eis): Maria da Conceição Medeiros

Descrição: Plantão de atendimento à Comunidade Escolar – Preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APLICAÇÃO DAS NORMAS ABNT E DIVULGAÇÃO VIA SITE.

Responsável(eis): Carlos Eduardo Andrade Barreiro

Descrição: Atualizar as orientações e manuais de acordo com Normas ABNT atuais, para os trabalhos de conclusão de curso dos diversos segmentos da unidade de ensino.

Metas associadas: Atualização dos dados e procedimentos para apresentação, documentação e organização digital dos trabalhos de conclusão de curso.

  • SALA DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR

Responsável(eis): Cristiane Fontes

Descrição: Segundo Jean Piaget a multidisciplinaridade ocorre quando “a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas”. A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino exremamente especializado, concentrado em uma única disciplina. A sala de estudo multidisciplinar na area técnica possibilitará ao aluno maior integração com outras disciplinas, ajudando assim na eficácia da elaboração do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nós professores que coordenamos a disciplina do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso “PTCC” e disciplina desenvolvimento de trabalho “DTCC”, notamos a carência de informações de outras disciplinas para o sucesso dos projetos.

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • ELABORAR UM BOLETIM INFORMATIVO DOS CURSOS TÉCNICO EM CONTABILIDADE E EVENTOS

Responsável(eis): Maria da Conceição Medeiros / Kátia Regina Martins

Descrição: Elaborar um boletim informativo relacionados as atividades contábeis direcionadas ao cidadão (pessoa física). “Boletim Cidadão da Etec de Ribeirão Pires”

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • SEMANA DA CORRESPONDÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Responsável(eis): Amanda Ap.ª Chagas

Descrição: A ideia do projeto iniciou-se a partir de analisar a realidade linguística dos alunos. Vemos que existe uma defasagem muito grande, por conta do uso abusivo das novas tecnologias e consequentemente das redes sociais que pede ao aluno uma escrita rápida sem necessidade de preocupação gramatical, lexical e estética, uma vez que o computador faz tudo isso sem o autor do texto precisar pensar e agir.

Com o propósito de tornar o estudo desses conteúdos mais significativo para os alunos, isso é não só em forma de produção textual para o professor de Língua Portuguesa, mas como uma prática efetiva que proporcionasse aos estudantes situações reais de comunicação, em que pudessem escrever a um interlocutor real, em um processo contínuo do exercício da escrita. Por isso a criação da Semana da Correspondência, um período em que os alunos poderão vivenciar a prática da escrita.
No que diz respeito aos procedimentos o aluno poderá analisar seu interlocutor (destinatário), variedade linguística adequada e a estética do texto. Quanto aos conteúdos atitudinais, a escolha da temática “Conhecendo a si e ao outro“ propicia momentos de reflexão pessoal, desprendimento e pré-disposição para estabelecer novas relações interpessoais entre discentes, docentes e funcionários.

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar.

  • CRIAÇÃO DE SITES PARA ESCOLAS ESTADUAIS COM VOLUNTARIADO DO CORPO DISCENTE

Responsável(eis): Keli Ceola Rodrigues

Descrição: O projeto será desenvolvido com a participação dos professores de informática e se baseia na construção de sites para escolas públicas que não possui a oportunidade de ususfruir das ferramentas da informãtica, isto é, o site próprio, essa ação irá estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual da comunidade para saber mais sobre sua escola, optar, visualizar atividades, reuniões, projetos, conselhos, reuniões de APM, dicas etc. A monitoria voluntária dos alunos irá permitir que os mesmos apliquem na prática as competências, habilidades e conteúdo absorvido na sua área de conhecimento. Outros benefícios oferecidos neste projeto que auxiliam a diminuição da evasão é o exercício da cidadania, reconhecimento social, aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto serão utilizados os recursos disponíveis na unidade de ensino e acompanhamento e instruções do professor para o desenvolvimento do site. Para os alunos (monitores) que estiverem participando do projeto, será disponobilizado um certificado de capacitação e treinamento o que irá auxiliar no enriquecimento de seu currículo.
Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas

  • SISTEMA DE CONTROLE DE PATRIMÔNIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Michel S. Almeira; Rafael Peres; Rafael Farias Cabral

Descrição: Desenvolver um Sistema de Controle Informatizado para a intranet da escola com o propósito de cadastrar todo o patrimônio da unidade de ensino, com foto e todos os dados inerentes. Este trabalho já foi iniciado no ano passado contudo, ficou paralizado devido a demanda de serviços e também, por termos que alimentar o banco de dados do Projeto Mapeamento de Laboratórios. Trabalhamos atualmente com o registro em planilhas de excell e pretendemos repassar todos os dados para este novo sistema, de forma a agilizar o acesso as informações da unidade e o cadastro dos dados. Ao término do projeto ficará visível os laboratórios que requerem mais atenção com relação à aquisição de equipamentos, assim como, a localização, quantidade e condições de uso de todos os bens patrimoniados.

Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados.

 

  • PROJETO GESTÃO DE PARCERIA MICROSOFT/CENTRO PAULA SOUZA

Responsável(eis): Paulo Vinícius Cândido

Descrição: Este projeto está diretamente vinculado ao Projeto Gestão de Parceria Microsoft/Centro Paula Souza, que tem como responsável o Prof. Me Luiz Henrique Biazotto. A parceria Centro Paula Sousa / Microsoft através do MSDNAA (Microsoft Developers Network Academic Alliance) proporciona aos estudantes, professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do Centro Paula Souza download gratuito dos produtos de desenvolvimento Microsoft e a instalação dos programas nos laboratórios de informática institucionais e nos equipamentos pessoais, com chaves de instalações originais, e também disponibiliza o Live@edu que oferece não só contas de emails gratuitas como acesso ao Office Web Apps onde é possível criar e editar documentos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote de qualquer computador conectado à internet e o serviço SkyDrive que permite a edição, armazenamento e compartilhamento de documentos diretamente na web. O projeto visa a operacionalização das atividades a serem desenvolvidas na unidade de ensino, bem como promover relacionamento entre a unidade de ensino, equipe operacional e a Microsoft provendo apoio ao projeto MSDNAA, organizando e oficializando as informações entre a unidade de ensino e as equipes regional e operacional, gerenciar a distribuição dos softwares cedidos através da parceria, garantir a transparência das informações sobre o projeto e a distribuição de seus benefícios à unidade de ensino.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas

 IMPLANTAÇÃO DA CIPAE NA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Célia do Carmo Leandro Levada

Descrição: O projeto se justifica em virtude das necessidades apontadas nas pesquisas do Observatório Escolar, Sistema de Avaliação Institucional, e do atendimento ao contido nos artigos 163 a 165 da CLT, da NR 5 e Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Este projeto tem por objetivo implantar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Ambiente Escolar – CIPAE, através da composição dos membros para: auxiliar no levantamento e diagnóstico da U.E referente à segurança e saúde; buscar parcerias com profissionais habilitados para a promoção de palestras de conscientização e informação; buscar parcerias com profissionais habilitados e ou junto à escolas técnicas, para elaborar mapa de risco e promover simulações de evacuação de prédios em situações de emergências e demais atividades pertinentes a CIPA. O desenvolvimento deste projeto torna-se importante em virtude da necessidade de promover e garantir a integridade física de toda a comunidade escolar por meio da prevenção de acidentes e doenças que possam ocorre na unidade de ensino. Os resultados esperados é que haja a participação efetiva da comunidade, para que as ações planejadas pela CIPAE se concretizem em benefício de todos.
Metas associadas: Implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Escola

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA COLETA E VENDA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Responsável(eis): Raíssa Natali Cardoso Landim

Descrição: O projeto consiste, inicialmente, na sensibilização de toda a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva não só para preservação dos recursos naturais, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade atual e futura.
Pretende-se que esta conscientização aconteça por meio de palestras, ministradas por especialistas na área ambiental, e empresas que utilizam estes materiais já utilizados como base de fabricação de novos produtos.
Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

 

  • SISTEMA DE CENTRO DE CUSTO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Rafael Peres; Michel S. Almeida

Descrição: O sistema de Centro de Custo será desenvolvido para facilitar e apurar os gastos relacionados com os trabalhos realizados em cada setor da Unidade Escolar. Seu objetivo é identificar onde e como estão sendo utilizados os recursos físicos e financeiros, adequando-se de acordo com as necessidades de cada setor, classificadas por metas de curto, médio e longo prazo, além de gerenciar os recursos já adquiridos para evitar o desperdício e melhor utilização de todos da comunidade escolar.
Metas associadas: Criar um Sistema de Controle Informatizado do Patrimônio e do Centro de Custo da Etec de Ribeirão Pires.

 

BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA ACADEMICA

Responsável(eis): Meire Cardoso de Araujo

Descrição: Pretende-se com este projeto criar um Boletim Informativo da Secretaria Acadêmica, sobre o índice de frequência dos alunos por componente curricular, assim como, informações sobre trancamentos/afastamentos médicos/desistências/auxiliar domiciliar, subsidiando as ações junto às coordenações de área e pedagógica, visando reduzir a evasão escolar antes das reuniões dos Conselhos de Classe.
Metas associadas: Criação de um Boletim Informativo da Secretaria Acadêmica focando o Controle de Frequência dos alunos, visando reduzir a evasão escolar

 PROJETOS FUTUROS – PPG

  • PROJETO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros

Descrição: Promover ações de acordo com as orientações da CETEC, de maneira a viabilizar a participação da unidade escolar no Projeto Telecurso-Tec, a partir do ano de 2013, para propiciar a ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos oferecidos pela unidade de ensino.
Metas associadas:

Ampliação de 160 vagas no vestibulinho por meio da ampliação de quatro novas turmas.

  • PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros,Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: Contribuir por meio de ações, por parte da Direção e toda a Equipe escolar, com que a ampliação da unidade escolar (reforma e obras de construção) sejam viabilizadas e que ocorram de maneira a não prejudicar o andamento das atividades planejadas durante o semestre letivo.
Metas associadas: Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construida, mais 600m2 de quadra coberta, conforme projeto realizado pela Etec e encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS. Projetar e construir uma cozinha para preparar Merenda Escolar.

  • AMPLIANDO A ESCOLA PARA A COMUNIDADE (NOVOS CURSOS)

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: O presente projeto teve início em 2010, com o desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e diversos relatórios encaminhados para o Centro Paula Souza, onde solicitamos a ampliação e reforma do edifício escolar. O projeto contempla a construção de um novo prédio com cerca de 1800m2 de área construtiva, visando atender as necessidades atuais e futuras da comunidade escolar, visto que, hoje, nosso espaço físico encontra-se defasado com relação ao que realmente precisamos. Mediante a ampliação do edifício, será possível ampliar a oferta de vagas dos cursos técnicos e ensino médio para a comunidade, visto ser esta uma solicitação constante da sociedade que estamos inseridos. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela Direção Arquiteta Maria Cristina Medeiros e teve o apoio de toda a equipe escolar, apontando as necessidades para a nova construção. Para diagnosticar os anseios da comunidade com relação aos novos cursos que poderão ser ampliados, quando o novo prédio estiver concluído, a direção desta unidade de ensino pretende realizar uma pesquisa junto aos alunos da Etec, alunos de escolas públicas estaduais, empresas do ramo e outras instituições que norteie e justifique o pedido destes cursos.
Metas associadas: Ampliação de 160 vagas no vestibulinho por meio da ampliação de quatro novas turmas. Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construida conforme projeto encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS.

  • ATUALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DA UNIDADE DE ENSINO

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros,Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida, Rafael Peres

Descrição: Elaborar um levantamento junto à todos os cursos quanto à necessidade de equipamentos e mobiliários para os cursos atuais e futuros, que serão implantados com a conclusão do novo prédio, bem como para os ambientes de convivência e administrativos. Os itens que não conseguirmos adquirir mediante solicitação junto ao Centro Paula Souza, pretendemos viabilizar mediante a busca e parcerias e ou, por meio da APM da Etec de Ribeirão Pires.
Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados. Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construída conforme projeto encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS.

PROJETOS RELACIONADOS AO PPG (2012 – 2016)

PROJETO: PROJETO DOS COORDENADORES DE ÁREAS

Definição: Os coordenadores de áreas e coordenação pedagógica, em conjunto, serão responsáveis por: Organizar a divulgação da EU; Incentivar atividades voluntárias (professores e alunos); Incentivar os alunos a participarem das visitas técnicas para diminuir a evasão; Incentivar os alunos que se destacam em cada área a exercerem monitoria para seus colegas; Cada área de ensino irá organizar uma palestra direcionada para temas como sexualidade, prevenção de drogas, comportamento e demais assuntos de interesse; Cada Coordenador com o apoio da Coordenação Pedagógica, promoverá em conjunto com os professores, um evento para a sua área de ensino, que será previsto em calendário escolar; Monitorar o laboratório de gestão na classe descentralizada na E.E Padre Agnaldo Sebastião Vieira.

PROJETO: MELHORIA DA REDE DE INTRANET E SITE DA ESCOLA

Definição: Pretende-se com este projeto, viabilizar com que a intranet da unidade de ensino, considerando-se o prédio existente e o novo prédio que está sendo construído, seja readequada às novas demandas e necessidades da escola. Bem como, pretendemos reorganizar o site da escola, de maneira que se torne mais agradável visualmente, e que os elementos de informação estejam organizados de forma mais clara para o usuário.

PROJETO: COMUNICAÇÃO VISUAL DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Definição: Planejar, projetar e confeccionar nova comunicação visual da unidade de ensino, considerando-se as necessidades atuais e futuras, quando o novo prédio estiver concluído.

PROJETO: CONTROLE DA EVASÃO ESCOLAR

Definição: O presente projeto visa por meio de ações, controlar e contribuir para a redução da evasão escolar.

 

PROJETOS RELACIONADOS AO PPG (FUTURO)

PROJETO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Definição: Promover ações de acordo com as orientações da CETEC, de maneira a viabilizar a participação da unidade escolar no Projeto Telecurso-Tec, a partir do ano de 2013, para propiciar a ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos oferecidos pela unidade de ensino.

PROJETO – AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES.

Definição: Contribuir por meio de ações, por parte da Direção e toda a Equipe escolar, com que a ampliação da unidade escolar (reforma e obras de construção) sejam viabilizada e que ocorram de maneira a não prejudicar o andamento das atividades planejadas durante o semestre letivo.

PROJETO – AMPLIANDO A ESCOLA PARA A COMUNIDADE (NOVOS CURSOS).

Definição: O presente projeto teve início em 2010, com o desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e diversos relatórios encaminhados para o Centro Paula Souza, onde solicitamos a ampliação e reforma do edifício escolar. Para diagnosticar os anseios da comunidade com relação aos novos cursos que poderão ser ampliados, quando o novo prédio estiver concluído, a direção desta unidade de ensino pretende realizar uma pesquisa junto aos alunos da Etec, alunos de escolas públicas estaduais, empresas do ramo e outras instituições que norteie e justifique o pedido destes cursos.

PROJETO – ATUALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DA UNIDADE DE ENSINO.

Definição: Elaborar um levantamento junto a todos os cursos quanto à necessidade de equipamentos e mobiliários para os cursos atuais e futuros, que serão implantados com a conclusão do novo prédio, bem como para os ambientes de convivência e administrativos.

 

PROJETOS 2012

PROJETO MSDNAA CENTRO PAULA SOUZA
PAULO VINICIUS NETO DE CANDIDO

O projeto MSDNAA Centro Paula Souza beneficia alunos, professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de servidores da Administração Central da instituição. Oferece gratuitamente programas educacionais, por meio de conteúdo didático e suporte técnico, além do programa acadêmico MSDNAA, que dá acesso a ferramentas de desenvolvimento de software para uso educacional e de pesquisa.