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Projetos

PROJETOS 2013

  • ORGANIZAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO

Responsável(eis):Marta Aparecida Sant’anna

Descrição: Com a construção, reforma e instalação de novos laboratórios, serão necessários sistemas ágeis de controles de estoques integrando as demais salas de preparo da ETEC de Ribeirão Pires a realidade das aulas práticas existentes no curso, pois, a escola encontra-se em expansão e todos os reagentes, vidrarias e equipamentos necessitam ser novamente catalogados e reorganizados em quatro laboratórios atualmente em fase de término, serão necessário ainda, controle de equipamentos, reagentes e produtos utilizados, para o uso correto e seguro, nas dependências dos laboratórios. Fazer com que a aquisição tanto de reagentes, quanto de equipamentos venham de encontro as reais necessidades da escola e dos cursos, embora acarrete um trabalho burocrático maior, subsidiará o armazenamento mais seguro e evitará compras desnecessárias. O presente projeto auxiliará tanto alunos quanto estagiária e docentes, a manter um laboratório organizado através de normas pré-estabelecidas de segurança e uso de EPIs no interior do laboratório, para que o ambiente de aprendizagem prática não se torne insalubre e passível de acidentes. O professor realizará monitoramento junto aos alunos, para que os resíduos gerados em aulas práticas sejam tratados devidamente e ao final de cada aula, sejam descartados corretamente, lembrando que as aulas de Boas Práticas de Laboratório não são para este fim, e sim outros, como descritos em planos de trabalhos docentes, não caracterizando trabalho já existente em processo no decorrer das aulas.
Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados.

 

  • COMO INTENSIFICAR OS REGISTROS DOCENTES NO QUE TANGE A RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

Responsável(eis): Amanda Aparecida Chagas, Rosalina Júlio

Descrição: A recuperação de um modo geral é processual, inicialmente faz-se um diagnóstico da realidade da aprendizagem para posteriormente seguir os passos da realização de formas de atender aos discentes que se encontram em um processo cognitivo mais lento, não podem ser deixados de lado os que avançarem , igualmente, não podem ser esquecidos os que levam um tempo maior para aprender, o projeto auxiliará o docente no processo de acompanhamento de desenvolvimento e ou avanços na aprendizagem dos conteúdos, de forma a nortear o trabalho docente em desenvolver novas atividades com grau de dificuldades maiores ou iguais, mas de formas diversificadas para percepção do entendimento do discente. Não serão levados em consideração planilhas de notas bimestrais e ou fechamentos parciais, mas sim, registros das formas de avaliações escolhidas pelo docente em relação aos conteúdos ministrados no ano letivo corrente.
Metas associadas: Aperfeiçoar os Registros de Recuperação Contínua nos componentes curriculares do Ensino Médio que apresentarem alto índice de Progressão Parcial e Retenção

 

  • ELABORAR UM BOLETIM INFORMATIVO RELACIONADOS AS ATIVIDADES CONTÁBEIS DIRECIONADAS AO CIDADÃO (PESSOA FÍSICA).

Responsável(eis): Maria da Conceição Medeiros

Descrição: Plantão de atendimento à Comunidade Escolar – Preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE APLICAÇÃO DAS NORMAS ABNT E DIVULGAÇÃO VIA SITE.

Responsável(eis): Carlos Eduardo Andrade Barreiro

Descrição: Atualizar as orientações e manuais de acordo com Normas ABNT atuais, para os trabalhos de conclusão de curso dos diversos segmentos da unidade de ensino.

Metas associadas: Atualização dos dados e procedimentos para apresentação, documentação e organização digital dos trabalhos de conclusão de curso.

  • SALA DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINAR

Responsável(eis): Cristiane Fontes

Descrição: Segundo Jean Piaget a multidisciplinaridade ocorre quando “a solução de um problema torna necessário obter informação de duas ou mais ciências ou setores do conhecimento sem que as disciplinas envolvidas no processo sejam elas mesmas modificadas ou enriquecidas”. A multidisciplinaridade foi considerada importante para acabar com um ensino exremamente especializado, concentrado em uma única disciplina. A sala de estudo multidisciplinar na area técnica possibilitará ao aluno maior integração com outras disciplinas, ajudando assim na eficácia da elaboração do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Nós professores que coordenamos a disciplina do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso “PTCC” e disciplina desenvolvimento de trabalho “DTCC”, notamos a carência de informações de outras disciplinas para o sucesso dos projetos.

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • ELABORAR UM BOLETIM INFORMATIVO DOS CURSOS TÉCNICO EM CONTABILIDADE E EVENTOS

Responsável(eis): Maria da Conceição Medeiros / Kátia Regina Martins

Descrição: Elaborar um boletim informativo relacionados as atividades contábeis direcionadas ao cidadão (pessoa física). “Boletim Cidadão da Etec de Ribeirão Pires”

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

  • SEMANA DA CORRESPONDÊNCIA NO ENSINO MÉDIO

Responsável(eis): Amanda Ap.ª Chagas

Descrição: A ideia do projeto iniciou-se a partir de analisar a realidade linguística dos alunos. Vemos que existe uma defasagem muito grande, por conta do uso abusivo das novas tecnologias e consequentemente das redes sociais que pede ao aluno uma escrita rápida sem necessidade de preocupação gramatical, lexical e estética, uma vez que o computador faz tudo isso sem o autor do texto precisar pensar e agir.

Com o propósito de tornar o estudo desses conteúdos mais significativo para os alunos, isso é não só em forma de produção textual para o professor de Língua Portuguesa, mas como uma prática efetiva que proporcionasse aos estudantes situações reais de comunicação, em que pudessem escrever a um interlocutor real, em um processo contínuo do exercício da escrita. Por isso a criação da Semana da Correspondência, um período em que os alunos poderão vivenciar a prática da escrita.
No que diz respeito aos procedimentos o aluno poderá analisar seu interlocutor (destinatário), variedade linguística adequada e a estética do texto. Quanto aos conteúdos atitudinais, a escolha da temática “Conhecendo a si e ao outro“ propicia momentos de reflexão pessoal, desprendimento e pré-disposição para estabelecer novas relações interpessoais entre discentes, docentes e funcionários.

Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar.

  • CRIAÇÃO DE SITES PARA ESCOLAS ESTADUAIS COM VOLUNTARIADO DO CORPO DISCENTE

Responsável(eis): Keli Ceola Rodrigues

Descrição: O projeto será desenvolvido com a participação dos professores de informática e se baseia na construção de sites para escolas públicas que não possui a oportunidade de ususfruir das ferramentas da informãtica, isto é, o site próprio, essa ação irá estimular o uso das tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual da comunidade para saber mais sobre sua escola, optar, visualizar atividades, reuniões, projetos, conselhos, reuniões de APM, dicas etc. A monitoria voluntária dos alunos irá permitir que os mesmos apliquem na prática as competências, habilidades e conteúdo absorvido na sua área de conhecimento. Outros benefícios oferecidos neste projeto que auxiliam a diminuição da evasão é o exercício da cidadania, reconhecimento social, aprendizagem e desenvolvimento. Para tanto serão utilizados os recursos disponíveis na unidade de ensino e acompanhamento e instruções do professor para o desenvolvimento do site. Para os alunos (monitores) que estiverem participando do projeto, será disponobilizado um certificado de capacitação e treinamento o que irá auxiliar no enriquecimento de seu currículo.
Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas

  • SISTEMA DE CONTROLE DE PATRIMÔNIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Michel S. Almeira; Rafael Peres; Rafael Farias Cabral

Descrição: Desenvolver um Sistema de Controle Informatizado para a intranet da escola com o propósito de cadastrar todo o patrimônio da unidade de ensino, com foto e todos os dados inerentes. Este trabalho já foi iniciado no ano passado contudo, ficou paralizado devido a demanda de serviços e também, por termos que alimentar o banco de dados do Projeto Mapeamento de Laboratórios. Trabalhamos atualmente com o registro em planilhas de excell e pretendemos repassar todos os dados para este novo sistema, de forma a agilizar o acesso as informações da unidade e o cadastro dos dados. Ao término do projeto ficará visível os laboratórios que requerem mais atenção com relação à aquisição de equipamentos, assim como, a localização, quantidade e condições de uso de todos os bens patrimoniados.

Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados.

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA

Responsável(eis): Kelly Assis

Descrição: O projeto visa apresentar, capacitar e fomentar professores e alunos de Ensino Médio das Etecs para uma utilização adequada do Portal Educacional Clickideia, disponibilizado pelo Centro Paula Souza. O Portal Educacional permite a apropriação do uso das tecnologias no ambiente escolar, integrando as tecnologias às atividades pedagógicas, permitindo a criação de novos cenários pedagógicos.
Metas associadas:

Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas

  • PROJETO GESTÃO DE PARCERIA MICROSOFT/CENTRO PAULA SOUZA

Responsável(eis): Paulo Vinícius Cândido

Descrição: Este projeto está diretamente vinculado ao Projeto Gestão de Parceria Microsoft/Centro Paula Souza, que tem como responsável o Prof. Me Luiz Henrique Biazotto. A parceria Centro Paula Sousa / Microsoft através do MSDNAA (Microsoft Developers Network Academic Alliance) proporciona aos estudantes, professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e da Administração Central do Centro Paula Souza download gratuito dos produtos de desenvolvimento Microsoft e a instalação dos programas nos laboratórios de informática institucionais e nos equipamentos pessoais, com chaves de instalações originais, e também disponibiliza o Live@edu que oferece não só contas de emails gratuitas como acesso ao Office Web Apps onde é possível criar e editar documentos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote de qualquer computador conectado à internet e o serviço SkyDrive que permite a edição, armazenamento e compartilhamento de documentos diretamente na web. O projeto visa a operacionalização das atividades a serem desenvolvidas na unidade de ensino, bem como promover relacionamento entre a unidade de ensino, equipe operacional e a Microsoft provendo apoio ao projeto MSDNAA, organizando e oficializando as informações entre a unidade de ensino e as equipes regional e operacional, gerenciar a distribuição dos softwares cedidos através da parceria, garantir a transparência das informações sobre o projeto e a distribuição de seus benefícios à unidade de ensino.

Metas associadas: Incentivar que 50% dos docentes de cada curso utilizem as Tecnologias da Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas

 IMPLANTAÇÃO DA CIPAE NA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Célia do Carmo Leandro Levada

Descrição: O projeto se justifica em virtude das necessidades apontadas nas pesquisas do Observatório Escolar, Sistema de Avaliação Institucional, e do atendimento ao contido nos artigos 163 a 165 da CLT, da NR 5 e Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego. Este projeto tem por objetivo implantar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Ambiente Escolar – CIPAE, através da composição dos membros para: auxiliar no levantamento e diagnóstico da U.E referente à segurança e saúde; buscar parcerias com profissionais habilitados para a promoção de palestras de conscientização e informação; buscar parcerias com profissionais habilitados e ou junto à escolas técnicas, para elaborar mapa de risco e promover simulações de evacuação de prédios em situações de emergências e demais atividades pertinentes a CIPA. O desenvolvimento deste projeto torna-se importante em virtude da necessidade de promover e garantir a integridade física de toda a comunidade escolar por meio da prevenção de acidentes e doenças que possam ocorre na unidade de ensino. Os resultados esperados é que haja a participação efetiva da comunidade, para que as ações planejadas pela CIPAE se concretizem em benefício de todos.
Metas associadas: Implantação de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Escola

  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA COLETA E VENDA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS

Responsável(eis): Raíssa Natali Cardoso Landim

Descrição: O projeto consiste, inicialmente, na sensibilização de toda a comunidade escolar sobre a importância da coleta seletiva não só para preservação dos recursos naturais, mas também para o desenvolvimento sustentável da sociedade atual e futura.
Pretende-se que esta conscientização aconteça por meio de palestras, ministradas por especialistas na área ambiental, e empresas que utilizam estes materiais já utilizados como base de fabricação de novos produtos.
Metas associadas: Estimular a Cultura da Economia Criativa no Ambiente Escolar

 

  • SISTEMA DE CENTRO DE CUSTO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Rafael Peres; Michel S. Almeida

Descrição: O sistema de Centro de Custo será desenvolvido para facilitar e apurar os gastos relacionados com os trabalhos realizados em cada setor da Unidade Escolar. Seu objetivo é identificar onde e como estão sendo utilizados os recursos físicos e financeiros, adequando-se de acordo com as necessidades de cada setor, classificadas por metas de curto, médio e longo prazo, além de gerenciar os recursos já adquiridos para evitar o desperdício e melhor utilização de todos da comunidade escolar.
Metas associadas: Criar um Sistema de Controle Informatizado do Patrimônio e do Centro de Custo da Etec de Ribeirão Pires.

 

BOLETIM INFORMATIVO DA SECRETARIA ACADEMICA

Responsável(eis): Meire Cardoso de Araujo

Descrição: Pretende-se com este projeto criar um Boletim Informativo da Secretaria Acadêmica, sobre o índice de frequência dos alunos por componente curricular, assim como, informações sobre trancamentos/afastamentos médicos/desistências/auxiliar domiciliar, subsidiando as ações junto às coordenações de área e pedagógica, visando reduzir a evasão escolar antes das reuniões dos Conselhos de Classe.
Metas associadas: Criação de um Boletim Informativo da Secretaria Acadêmica focando o Controle de Frequência dos alunos, visando reduzir a evasão escolar

 PROJETOS FUTUROS – PPG

  • PROJETO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros

Descrição: Promover ações de acordo com as orientações da CETEC, de maneira a viabilizar a participação da unidade escolar no Projeto Telecurso-Tec, a partir do ano de 2013, para propiciar a ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos oferecidos pela unidade de ensino.
Metas associadas:

Ampliação de 160 vagas no vestibulinho por meio da ampliação de quatro novas turmas.

  • PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros,Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: Contribuir por meio de ações, por parte da Direção e toda a Equipe escolar, com que a ampliação da unidade escolar (reforma e obras de construção) sejam viabilizadas e que ocorram de maneira a não prejudicar o andamento das atividades planejadas durante o semestre letivo.
Metas associadas: Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construida, mais 600m2 de quadra coberta, conforme projeto realizado pela Etec e encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS. Projetar e construir uma cozinha para preparar Merenda Escolar.

  • AMPLIANDO A ESCOLA PARA A COMUNIDADE (NOVOS CURSOS)

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros, Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida

Descrição: O presente projeto teve início em 2010, com o desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e diversos relatórios encaminhados para o Centro Paula Souza, onde solicitamos a ampliação e reforma do edifício escolar. O projeto contempla a construção de um novo prédio com cerca de 1800m2 de área construtiva, visando atender as necessidades atuais e futuras da comunidade escolar, visto que, hoje, nosso espaço físico encontra-se defasado com relação ao que realmente precisamos. Mediante a ampliação do edifício, será possível ampliar a oferta de vagas dos cursos técnicos e ensino médio para a comunidade, visto ser esta uma solicitação constante da sociedade que estamos inseridos. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pela Direção Arquiteta Maria Cristina Medeiros e teve o apoio de toda a equipe escolar, apontando as necessidades para a nova construção. Para diagnosticar os anseios da comunidade com relação aos novos cursos que poderão ser ampliados, quando o novo prédio estiver concluído, a direção desta unidade de ensino pretende realizar uma pesquisa junto aos alunos da Etec, alunos de escolas públicas estaduais, empresas do ramo e outras instituições que norteie e justifique o pedido destes cursos.
Metas associadas: Ampliação de 160 vagas no vestibulinho por meio da ampliação de quatro novas turmas. Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construida conforme projeto encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS.

  • ATUALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DA UNIDADE DE ENSINO

Responsável(eis): Maria Cristina Medeiros,Célia do Carmo L. Levada, Michel S. Almeida, Rafael Peres

Descrição: Elaborar um levantamento junto à todos os cursos quanto à necessidade de equipamentos e mobiliários para os cursos atuais e futuros, que serão implantados com a conclusão do novo prédio, bem como para os ambientes de convivência e administrativos. Os itens que não conseguirmos adquirir mediante solicitação junto ao Centro Paula Souza, pretendemos viabilizar mediante a busca e parcerias e ou, por meio da APM da Etec de Ribeirão Pires.
Metas associadas: Aquisição de novos mobiliários e equipamentos para os novos cursos que serão instalados. Ampliação de aproximadamente 1800m² de área construída conforme projeto encaminhado a Unidade de Infra-estrutura do CPS.

PROJETOS RELACIONADOS AO PPG (2012 – 2016)

PROJETO: PROJETO DOS COORDENADORES DE ÁREAS

Definição: Os coordenadores de áreas e coordenação pedagógica, em conjunto, serão responsáveis por: Organizar a divulgação da EU; Incentivar atividades voluntárias (professores e alunos); Incentivar os alunos a participarem das visitas técnicas para diminuir a evasão; Incentivar os alunos que se destacam em cada área a exercerem monitoria para seus colegas; Cada área de ensino irá organizar uma palestra direcionada para temas como sexualidade, prevenção de drogas, comportamento e demais assuntos de interesse; Cada Coordenador com o apoio da Coordenação Pedagógica, promoverá em conjunto com os professores, um evento para a sua área de ensino, que será previsto em calendário escolar; Monitorar o laboratório de gestão na classe descentralizada na E.E Padre Agnaldo Sebastião Vieira.

PROJETO: MELHORIA DA REDE DE INTRANET E SITE DA ESCOLA

Definição: Pretende-se com este projeto, viabilizar com que a intranet da unidade de ensino, considerando-se o prédio existente e o novo prédio que está sendo construído, seja readequada às novas demandas e necessidades da escola. Bem como, pretendemos reorganizar o site da escola, de maneira que se torne mais agradável visualmente, e que os elementos de informação estejam organizados de forma mais clara para o usuário.

PROJETO: COMUNICAÇÃO VISUAL DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES

Definição: Planejar, projetar e confeccionar nova comunicação visual da unidade de ensino, considerando-se as necessidades atuais e futuras, quando o novo prédio estiver concluído.

PROJETO: CONTROLE DA EVASÃO ESCOLAR

Definição: O presente projeto visa por meio de ações, controlar e contribuir para a redução da evasão escolar.

 

PROJETOS RELACIONADOS AO PPG (FUTURO)

PROJETO EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.

Definição: Promover ações de acordo com as orientações da CETEC, de maneira a viabilizar a participação da unidade escolar no Projeto Telecurso-Tec, a partir do ano de 2013, para propiciar a ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos oferecidos pela unidade de ensino.

PROJETO – AMPLIAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ETEC DE RIBEIRÃO PIRES.

Definição: Contribuir por meio de ações, por parte da Direção e toda a Equipe escolar, com que a ampliação da unidade escolar (reforma e obras de construção) sejam viabilizada e que ocorram de maneira a não prejudicar o andamento das atividades planejadas durante o semestre letivo.

PROJETO – AMPLIANDO A ESCOLA PARA A COMUNIDADE (NOVOS CURSOS).

Definição: O presente projeto teve início em 2010, com o desenvolvimento de Projetos de Arquitetura e diversos relatórios encaminhados para o Centro Paula Souza, onde solicitamos a ampliação e reforma do edifício escolar. Para diagnosticar os anseios da comunidade com relação aos novos cursos que poderão ser ampliados, quando o novo prédio estiver concluído, a direção desta unidade de ensino pretende realizar uma pesquisa junto aos alunos da Etec, alunos de escolas públicas estaduais, empresas do ramo e outras instituições que norteie e justifique o pedido destes cursos.

PROJETO – ATUALIZAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS E MOBILIÁRIOS DA UNIDADE DE ENSINO.

Definição: Elaborar um levantamento junto a todos os cursos quanto à necessidade de equipamentos e mobiliários para os cursos atuais e futuros, que serão implantados com a conclusão do novo prédio, bem como para os ambientes de convivência e administrativos.

 

PROJETOS 2012

PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA 2012
LYSANDRA ROHM KAMOTO

O projeto visa apresentar, capacitar e fomentar professores e alunos de Ensino Médio das Etecs para uma utilização adequada do Portal Educacional Clickideia, disponibilizado pelo Centro Paula Souza para 161 unidades. O Portal Educacional permite a apropriação do uso das tecnologias no ambiente escolar, integrando as tecnologias às atividades pedagógicas, permitindo a criação de novos cenários pedagógicos.

PROJETO MSDNAA CENTRO PAULA SOUZA
PAULO VINICIUS NETO DE CANDIDO

O projeto MSDNAA Centro Paula Souza beneficia alunos, professores e funcionários das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de servidores da Administração Central da instituição. Oferece gratuitamente programas educacionais, por meio de conteúdo didático e suporte técnico, além do programa acadêmico MSDNAA, que dá acesso a ferramentas de desenvolvimento de software para uso educacional e de pesquisa.